Já imaginou ser possível usar a mesma campanha, reinventá-la em múltiplos canais para atingir o seu público-alvo? É assim que funciona o crossmedia.
No crossmedia, você pode distribuir a mesma campanha em diversos espaços, respeitando as suas características. A mensagem é a mesma, entretanto, deve estar em sintonia com a mídia utilizada. Vale lembrar que, não é porque a marca está em vários veículos de comunicação, que é uma ação de crossmedia.
Uma campanha de cross precisa contar a mesma história, mas com linguagens diferentes, pois, deve trabalhar de forma complementar, para construir uma mensagem única sobre o mesmo assunto, não basta apenas replicar a mesma peça, no mesmo formato, e em várias mídias.
Benefícios
As possibilidades desta ação englobam benefícios empolgantes para a sua estratégia, e as chances de fixar a sua marca na mente dos consumidores dobram, pois seja nas ruas, na TV, rádio ou internet, você será visto.
Além de reforçar a relevância de suas ações de marketing, a consciência da marca, é outro benefício promissor deste tipo de ação:
Sabe quando o seu filho pede um Yakut, ao invés de leite fermentado? Ou quando você vê uma Harley Davidson e deduz que quem está pilotando possui um alto poder aquisitivo?
Se chama consciência de marca, ou brand awareness, e é o que faz os consumidores associarem produtos, características e símbolos às marcas.
Estar em evidência é o que todas as marcas desejam, e apostar nesta estratégia te coloca em vários lugares, mas, muito, além disso, a qualificação de lead também é o ponto-chave, pois ao trabalhar a linguagem correta para o público de cada mídia, quem irá te ver, encontrará o conteúdo que precisa, tornando a experiência deste telespectador rica, interativa e conectada. Em contrapartida, você terá engajamento e alcance, por isso, pense sempre fora da caixa!
Trabalhando o crossmedia nos canais de comunicação
Todos os canais serão efetivos se trabalhados com a linguagem correta conforme o público destinado. Preparar uma campanha como esta, é como ensinar algo novo para alguém, veja: cada pessoa tem as suas particularidades para aprender algo novo, alguns se saem melhores ouvindo, escrevendo ou lendo, então na hora de preparar a mesma campanha em diferentes canais, lembre-se que o público de cada um deles tem idade, sexo e interesses diferentes, e consequentemente maneiras diferentes de absorver informações.
Existe um leque de possibilidades dentro deste segmento de anúncios, e dependendo da rede, você pode utilizar imagens, vídeos, frases, sempre focando no que é de interesse daquele usuário, com uma pesquisa mais aprofundada. O objetivo está em impactar de maneira complementar.
Não confunda crossmedia com transmedia
Diferente do crossmedia, a transmedia complementa buracos de uma narrativa com outras perspectivas e personagens secundários.
A transmedia é um ótimo aliado do setor de entretenimento, e pode ser notado, por exemplo, nos famosos animes e mangas, onde os princípios de ambos são os mesmos, entretanto a trama se desenvolve de maneiras diferentes em cada meio.
Trabalhando crossmedia no out-of-home
O out-of-home é indispensável para este tipo de ação, pois diferente dos outros meios, ele está nas ruas, no seu caminho, na jornada do consumidor. Você não precisa ir atrás, simplesmente esbarra ou dá de cara com ele, e é aí que mora a magia.
A mídia fora de casa tem a capacidade única de impacto e pós-impacto. Imagine ser impactado no caminho para sua casa por uma campanha de um novo sabor de um salgadinho, e quando você passa no supermercado olha gandula e se depara com ele, e automaticamente se recorda que já viu falar aquele sabor antes, e isso aguça os seus sentidos em consumi-lo.
Foi assim que a Elma-Chips trabalhou a chegada dos sabores especiais de Halloween, ao montar a sua estratégia de anúncio em múltiplas verticais de OOH, Brasil afora.
São infinitas as possibilidades para trabalhar crossmidia dentro do OOH. Além do digital, você pode alinhar a mesma campanha no offline e até mesmo no live-marketing, basta entender como você pretender impactar o seu consumidor.