Mais importante do que definir em quais mídias investir o seu budget, é compreender qual o retorno a campanha trará para a marca durante e depois de sua veiculação.
Uma das grandes incógnitas para os profissionais de agências — que além de obterem poucas informações aprofundadas, por possuírem um déficit durante a sua formação acadêmica, e a tendência em comparar o OOH (Mídia Exterior) com a factível simplicidade das campanhas virtuais — é entender como os resultados da Mídia Exterior são mensurados.
Apesar deste questionamento, a Mídia Fora de Casa (OOH), é TOP 3 de investimento e faturamento no mercado publicitário, segundo o CENP-Meios (dados de 2019 a 2002), mas, ainda é preciso desmistificar suas métricas de impacto.
Vamos juntos desbravar o que está por trás das métricas de impacto da Mídia Exterior?
O impacto da Mídia Exterior pretende medir a eficácia das campanhas publicitárias realizadas em espaços públicos, como outdoors, painéis digitais, busdoors, entre outros. Sendo possível mensurá-las de diversas perspectivas, e com o avanço da tecnologia, tendem se tornar ainda mais precisos e munidos de novos suportes.
Essas métricas consideram diversos fatores, como a localização da mídia, o tempo de exposição da campanha, a qualidade da imagem e da mensagem, o público-alvo e o contexto em que a mídia está inserida.
Algumas das métricas mais comuns incluem o alcance, que mede o número de pessoas que podem visualizar a mídia exterior em um determinado período; a frequência, que indica quantas vezes o público é exposto à mensagem publicitária; e a lembrança, que avalia a capacidade da campanha de ser lembrada pelos consumidores.
Outra métrica importante inclui a taxa de conversão, sendo totalmente alinhada ao Marketing Digital, e mede quantos consumidores foram impactados pela campanha e
efetivamente tomaram uma ação desejada, como visitar um site ou comprar um produto, ativadas via ferramentas como QR Codes, hashtags, etc., trazendo a possibilidade de trabalhar o que chamamos de Crossmedia (volte uma publicação).
Trabalhar dois formatos de mídia pode ser uma estratégia e tanto para mensuração de resultado e para atingir o público on e off.
O ROI (Retorno sobre Investimento), também é uma das métricas eficazes, pois, permite que o retorno financeiro gerado pela campanha seja comparado aos custos envolvidos.
Na hora de calcular a eficácia de uma campanha, podem ser cruzados diferentes dados para que se chegue nos resultados alcançados com maior precisão.